Skype

GYRO

E-mail

gyro-ct@utfpr.edu.br

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é foto-cassia-2.jpgCássia Maria Lie Ugaya, Dr.

Orcid
Lattes
Coordenadora do Gyro. Professora da UTFPR, Campus Curitiba, no Departamento de Mecânica e dos Programas de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU) e Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) e em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM).
Atuou como consultora do PNUMA (atualmente ONU meio ambiente) e foi cofundadora da Rede Ibero Americana de Ciclo de Vida (RICV, a qual foi co-chair da primeira gestão), da Associação Brasileira do Ciclo de Vida, da Social LCA Alliance, da Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV) e do Grupo de Trabalho em ACV Social (GTACV-S). Atualmente atua como coordenadora do Comitê Técnico de Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida do Programa Brasileiro de ACV, do Grupo de Trabalho em Avaliação Social do Ciclo de Vida e contribui também com o setor privado, participando da Rede Empresarial Brasileira de ACV.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é FOTO-LATTES-1.jpgSueli F. O. Miranda Santos, Dr.

Lattes
Pós doutoranda. Possui graduação em Administração pela Universidade de Taubaté (2000), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela UTFPR (2017), atuando principalmente nos seguintes temas: energia renovável, ciclo de vida de produtos e processos e produção de carvão vegetal.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-06-16-at-15.09.55-2-1024x1024.jpegJaylton Bonacina de Araújo, MSc.

Lattes
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é pesquisador na área de Avaliação Social do Ciclo de Vida integrante do Gyro4People e Grupo de Trabalho em ACV-S (GTACV-S).
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 27993212_10156280939863304_139840439223076706_o-122.jpgJulianna Crippa, MSc.

Orcid
Lattes
Mestre em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2019) com graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2015) e graduação sanduíche na Laurentian University, onde teve seu primeiro contato com a pesquisa acadêmica. Membro do Centro de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (GYRO), do Grupo de Estudos de Tecnologia da Informação e Comunicação da Construção (GTIC) e da Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em tecnologia, gestão, BIM e sustentabilidade. Doutoranda em Sustentabilidade Ambiental Urbana na UTFPR.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-06-16-at-15.09.55-3-1024x1024.jpegRodrigo T. Juchen, MSc.

Lattes
Mestre na área de desenvolvimento integrado de produto pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e Materiais na UTFPR. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Curitiba. Experiência profissional em engenharia de produto na Denso do Brasil Ltda. Realizaou graduação sanduíche, em Cleveland State University e estágio de verão no laboratório de aerodinâmica na University of California, Los Angeles.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-2.pngNilton Cararo, MSc.Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica em Materiais – PPGEM da UTFPR com ênfase em Sustentabilidade Social. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, em com ênfase em Inovação e Tecnologia. Professor de graduação e Pós-Graduação no Departamento de Mecânica da UTFPR. Atua como gerente de Validação de Produto na CNH Industrial Brasil Ltda, com experiência na área de Desenvolvimento de Produto.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-10-06-at-15.40.58-809x1024.jpegThaisa Pilz, MSc.

Orcid
Lattes
Doutoranda em Engenharia Mecânica e de Materiais na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGEM – UTFPR), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (PPGEP – UFPR) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC – CCT). Membro do Centro de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (GYRO) e da Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV). Participou como membro do Grupo de Estudo de Inovação Tecnológica (GESIT – UFPR, Paraná, Brasil), do colegiado do PPGEP – UFPR e do corpo editorial da Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção (Relainep). Possui interesse nas áreas de Gestão Ambiental, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Economia Circular, Sustentabilidade, Avaliação do Ciclo de Vida Social (ACV-S) e Desenvolvimento de Produtos. 
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-06-16-at-15.09.55-1.jpegJosé P. Savioli

Orcid
Lattes
Graduado em Engenharia mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atualmente cursando mestrado na área de inventários de ciclo de vida para água. É participante do grupo Gyro4Water e Gyro4Life, com enfoque na área de simulações.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-06-15-at-16.44.58.jpegAdrison Carvalho de Loreto

Orcid
Lattes
Graduado em engenharia ambiental, Adrison tem trabalhado com a ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida, na qual tem desenvolvido modelos para fase de inventário do ciclo de vida. Dentro do Gyro4Food, tem contribuído em projetos vinculados na gestão de alimentos e na criação de modelos para quantificação de desperdício na fase de produção.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_20140416_115232185-1-708x1024.jpgGabriele Sturm

Lattes
Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2015, atuou durante dois anos como responsável pela implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental e Certificação ISO 14001 em uma empresa do ramo educacional. Em 2017, especializou-se em Educação para Sustentabilidade pelo Centro Universitário Senac/SP e, atualmente, está cursando o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no qual está desenvolvendo a pesquisa sobre Economia Circular no contexto alimentar, em paralelo à Avaliação do Ciclo de Vida.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Luis-Esquiaqui-879x1024.jpgLuis Alfonso Esquiaqui Marín

Lattes
Engenheiro Químico com experiência de cinco anos na gestão de garantia e controle da qualidade. Atuei na melhoria de processos e implementação de sistema de gestão na indústria por meio das normas ISO 9001 e ISO 14001. Atualmente, em processo de conclusão do mestrado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),no programa de Ciências e Tecnologia Ambiental. É pesquisador na área de Avaliação do Ciclo de Vida de produtos energéticos  e membro do Centro de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (GYRO).
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-06-16-at-15.09.55-4-1024x1024.jpegLeandro de Oliveira

Lattes
Formando em Engenharia Elétrica com ênfase direcionada para diversas áreas, desde a eletrônica a Sistemas Elétricos de Potência. Possui interesses direcionados a área de programação e lógica, Inteligência Artificial e afins.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-06-23-at-18.57.26.jpegFernanda AssolariPossui graduação em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná (2011). Técnica em Design de Interiores pelo SENAC Paraná (2010). Estudante de Engenharia Mecânica na UTFPR, com interesse nas áreas de Projeto de Produtos, Gestão de Projetos e Avaliação de Ciclo de Vida.
André Felipe
Lattes
Cursando engenharia Mecatrônica na Universidade federal do Paraná desde 2018/2
Formado Técnico em mecânica pelo Instituto Federal do Paraná (2015 – 2017).
Atuou como estagiário e como projetista na Startup Human Robotics.
Participou do Centro acadêmico de engenharia Mecatrônica.
Participou da organização da semana acadêmica de engenharia mecatrônica.
Atualmente desenvolve por conta própria um medidor de consumo de agua e energia elétrica e também faz pequenas manutenções em aparelhos elétricos/ eletrônicos.
Gisele MariaEstudante de Engenharia Civil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuou
como estagiária no Departamento de Engenharia Civil da Copel, auxiliando na elaboração
de relatórios para o projeto básico de barragens. Trabalha como estagiária no Distrito de
Manutenção Urbana Bairro Novo, da Prefeitura Municipal de Curitiba. Faz parte da Empresa
Júnior Econsultoria Soluções Sustentáveis na UTFPR e atua como voluntária no Projeto
Recursos Educacionais Abertos: Aprendizado Baseado em Problemas para a Educação
Ambiental em Engenharia Mecânica.
Heitor de Oliveira Ramos

Lattes
Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul. (UNISC). Atuou como Bolsista no projeto de pesquisa na bolsa PROBITI FAPERGS ( Análise do Ciclo de Vida em aquecedor solar) desde Outubro de 2013 até Agosto de 2014. Realizou estágio curricular na empresa Metalúrgica MOR em 2015 até Agosto de 2019, auxiliando na elaboração de relatórios técnicos, bem como na elaboração e acompanhamento de licenciamentos ambientais, gerenciamento de resíduos sólidos industriais, do serviço de saúde e de construção civil, monitoramento e acompanhamento do tratamento de efluentes industriais e sanitários. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: SGA, monitoramento e indicadores de desempenho. Possui também atuação e experiência em auditorias internas de sistemas de gestão ISO 9001 e ISO 14001. Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba, com linha de pesquisa voltada ao Monitoramento e Gestão Ambiental.
Isaac Santos
Lattes
Graduando em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal
do Paraná (UTFPR), onde também formou-se Técnico em Mecânica. Participou de
programas de Iniciação Científica nas áreas de Tribologia de ferros fundidos e de
Otimização por teoria de grafos. Enfatizou-se em Energias Renováveis pela
oportunidade de ter feito intercâmbio acadêmico na Beuth Hochschule für Technik
Berlin (Alemanha), experiência que uniu-o a um estágio na costdata GmbH na área
automobilística de Market Research. Expedicionário da Academia Amazônia Ensina,
tem forte interesse em sustentabilidade ambiental, reforçado pela vivência com o
projeto de extensão voltado à sustentabilidade pessoal #EstudanteAzul, o qual
coordena.
Mac W. Barbosa

Lattes
Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR), atualmente participa como colaborador no projeto Indoor Planting dentro do
grupo Gyro4Food e também no auxílio da elaboração de conteúdos educacionais audiovisual
no projeto Aprendizado Baseado em Problemas para Educação Ambiental em Engenharia
Mecânica.
Oksana Kuczynski

Lattes
Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2018), com realização de um semestre de estudos no Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa. Atuou no segmento de distribuição de combustíveis para o varejo e lojas de conveniência na Raízen. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios pela USP/Esalq e é mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais na UTFPR.
Ana Paula da Silva Rocha

Lattes
Graduada em engenharia sanitária e ambiental pela UFMT (2019). Atualmente é bolsista integral no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) com ênfase em Processos Químicos e Biotecnológicos de Tratamento e Valorização de Resíduos, pela UTFPR, realizando pesquisas principalmente nos seguintes temas: Gestão e Valorização dos Resíduos Sólidos; Catadores de Materiais Recicláveis e Avaliação do Ciclo de Vida Social (ACV-S).

Membros antigos

Raphael Andrei Alves Brito
Atualmente sou estudante do quinto período de Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). No meio acadêmico tive a oportunidade de participar do projeto Fórmula SAE (entre 2018 e 2019), onde trabalhei
na área de Estruturas e Design projetando, juntamente com a minha equipe da época, alguns componentes para o carro de competição. Além disso, fui monitor da disciplina Materiais Cerâmicos e Poliméricos.
Ricardo Cereda Ferraz
Aluno de graduação em engenharia mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como bolsista no Centro Multiusuário de Caracterização de Materiais durante 1 ano, auxiliando na operação dos equipamentos do laboratório como o MEV e DRX. Atualmente participa como voluntario no projeto Aprendizado Baseado em Problemas para Educação Ambiental em Engenharia Mecânica.
Danielly Lazaro
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pós-graduada em Game Design pela Universidade Positivo, estudante de Bacharelado em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui experiência profissional com design gráfico e digital, e seus principais temas de interesse e desenvolvimento são interfaces de usuário para jogos e aplicativos e motion design.
Laís ShigueokaGraduação sanduíche em Engenharia Mecânica em andamento na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e na Technische Universität Dortmund, Alemanha. Possui experiências profissionais em gestão de inovação na Robert Bosch GmbH (Stuttgart, Alemanha), engenharia de desenvolvimento de produto na Robert Bosch Ltda. (Curitiba, Brasil) e também na planta da Bosch dos Estados Unidos localizada em Charleston, SC. Atualmente desenvolve um estudo sobre a Economia Circular e Avaliação do Ciclo de Vida de construções provenientes de contêineres marítimos.