Skype

GYRO

E-mail

gyro-ct@utfpr.edu.br

Grupo de Pesquisa de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida do CNPq

ACV de A a Z: o projeto teve originariamente apoio financeiro da Secretaria de Assuntos Econômicos da Suíça via o ecoinvent, envolvendo 10 instituições nacionais e internacionais e realizou diversos eventos no Brasil ofertando minicursos que já alcançou mais de 1000 participantes. Atualmente, os cursos estão sendo organizados para Ensino à Distância.

Curso de Inventário do Ciclo de Vida Avançado nos Programas de Pós Graduação da UTFPR, Unicamp e UFRGS

O objetivo da disciplina de ICV Avançado é o de aprofundar o conhecimento acerca de abordagens de inventário do ciclo de vida dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Construção e Infraestrutura (PPGCI), da UFRGS; em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPGATC) e em Engenharia Civil (PPGEC) da Unicamp e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM) da UTFPR.

Rota Estratégica de Base de Dados Nacional de ACV

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de bancos de dados para inventários do ciclo de vida, melhorando o acesso a dados para ACV e promovendo a interoperabilidade, o presente projeto visa elaborar a Rota Estratégica de Base de Dados Nacional de Avaliação do Ciclo de Vida, inserido no projeto internacional para o Desenvolvimento de Rotas Nacionais de Base de Dados de ACV que, por sua vez, é parte do projeto Eficiência de Recursos por meio da Aplicação do Pensamento de Ciclo de Vida (Resource Efficiency through Application of Life cycle thinking – REAL) da Iniciativa de Ciclo de Vida da ONU Meio Ambiente e é financiado pela Comissão Europeia.

CILCA 2019, San José, Costa Rica

Além disso, o objetivo é contribuir juntamente com o Consórcio Internacional (International Working Group – IWG) para o desenvolvimento da Central de Apoio Técnico para Bancos de Dados Nacionais de ACV, a fim de apoiar o desenvolvimento de base de dados global. O IWG é formado pela ecoinvent Association, da Suíça; pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Brasil; Escuela Superior Politécnica del Litoral e Escuela Politécnica Nacional; Ministério do Meio Ambiente do Equador; Conservação Internacional  no Equador; National Environmental Engineering Research Institute e Confederation of Indian Industry na Índia, University of Cape Town, na África do Sul; National Cleaner Production Centre Sri Lanka, em Sri Lanka e Uganda LCA Network, em Uganda.

Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV)

O Gyro esteve envolvido na formação da RAICV. A RAICV consiste em uma rede de pesquisadores de diferentes instituições engajados no desenvolvimento e aprimoramento dos modelos de AICV no Brasil. Veja as recomendações aqui!