Skype

GYRO

E-mail

gyro-ct@utfpr.edu.br

Em 31 de dezembro de 2019 foi identificado um cluster de casos de pneumonia em Wuhan, China, tendo sido constatado mais tarde que foi causado por um vírus, o SARS-CoV-2. Desde então, o número de casos vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, o primeiro caso confirmado foi registrado em 26 de fevereiro de 2020 em São Paulo. 

O projeto Gyro 4Life surgiu da necessidade de informações regionalizadas e atualizadas para tomada de decisão referente ao Covid-19, seja do poder público, seja da população e tem o apoio do Ministério da Educação via UTFPR.

Apesar de existirem estudos simulando óbitos para o Brasil, Estados e alguns municípios, a disponibilidade atualizada e de forma regionalizada é limitada. Assim sendo, além dos dados de casos e óbitos diários, acumulados e por milhão de população da Covid-19, foram publicados gráficos dinâmicos comparativos e resultados de simulação para os próximos 20 dias.

Com isso, o Gyro contribuiu para os tomadores de decisão, tendo sido uma das ações da UTFPR cadastrada e apoiada pelo MEC para enfrentar a pandemia.